top of page
Buscar

O RISO: uma poderosa Ferramenta de Herança natural para o enfrentamento e superação


Vamos aproveitar JANEIRO BRANCO, o mês dedicado a Saúde Mental, especialmente o dia 18 de janeiro - Dia Internacional do RISO, para interagirmos sobre um assunto tão sublime e pouco compreendido pela maioria das pessoas em seu aspecto mais profundo.


De acordo com a literatura cientifica e a neurociência, o Sistema Endócrino, responsável pelos hormônios, e o Sistema Nervoso interagem no nosso organismo influenciando sentimentos, comportamentos e pensamentos; gerando emoções agradáveis ou desagradáveis, que irão regular e coordenar as atividades de quase todos os órgãos do nosso corpo (SE ley, stephens e tate,2005).


O Sistema Nervoso Central é composto basicamente por três estruturas diferenciadas: uma básica ou reptiliana (contendo as funções e emoções básicas de sobrevivência); outra intermediária composta pelo Sistema Límbico (onde encontramos a ligação entre os Sistemas Nervoso e Endócrino); e por fim o Sistema Cortical (responsável pela interpretação dos estímulos, relacionado com o nosso raciocínio e a compreensão).


O Sistema Límbico é considerado o "cérebro das emoções", sendo o gesto do sorriso um dos estímulos primários das interações do ser humano. A mensagem bioquímica endócrina levada ao ao cérebro cortical é transformada e captada como aceitação, confiança e amizade, sendo portanto um estimulador de substâncias agradáveis.


Esta mensagem milenarmente observada, discutida e compreendida pelo Oriente por meio da Medicina Chinesa, Medicina Indiana, Medicina Tibetana e aprovada pela Medicina Antroposófica, vem nas últimas décadas sendo estudada e aceita como ferramenta de tratamento para saúde, como a "Terapia do Riso" pela Medicina Ocidental Moderna.


Habitualmente as emoções são reconhecidas como capacidades mentais da evolução nas espécies, fundamentais para o nosso pensamento racional, indispensável na nossa natureza, sendo importante para a nossa sobrevivência e adaptação no meio (DAMASIO 2002). O autor ainda afirma que o sorriso, dentre a as expressões faciais é que exerce o maior poder de transmissão para quem observa.


O sorriso e as gargalhadas,por necessitarem inúmeros estímulos simultaneamente atrelados com o gasto de energia na diversidade de músculos, resulta concomitantemente em uma enxurrada de cascata de endorfinas ou ocitocinas no organismo, culminando em um estado de paz e euforia.


Dentro dos aprendizados básicos do ser humano, quando a mãe ou Sistema Familiar brinca, sorri para o bebê e o mesmo retribui, é iniciado o processo primário de amadurecimento cortical e emocional de aceitação, fortalecendo os laços sociais e promovendo a Saúde Mental. Paralelamente, as gargalhadas obrigam o diafragma, o Sistema Respiratório, o Sistema Cardiovascular e Sistema Imunológico a se integrarem.


Nos EUA, as Universidades de Maryland e de Standfor demonstraram que o bom humor, o riso e os sorrisos diminuem drasticamente o número de dias que os a pacientes ficam internados, bem como a diminuição estatisticamente significativa na queda do stress e no efeito positivo no combate as infecções.


Podemos entender o sorriso e as gargalhadas como uma expressão do processo evolutivo dos sentimentos e isto pode ser observado na natureza. Os animais também possuem o Sistema Límbico rudimentar e brincar constitui um elemento básico da natureza, isto é instintivo e se encontra no cérebro reptiliano.


Quem possui animais estimação pode perceber e exercitar seu sorriso, as emoções próprias e dos animais ao interagir com os mesmos. Percebemos quando estão alegres ou tristes. Em um estudo da Washington State Unversity, constatou-se que ratos sorriem quando sentem cócegas ao brincarem de rolar no chão. Todos os animais podem produzir sons, sendo o riso um elemento básico de comunicação. Basta vermos os latidos dos cães quando felizes ao perceberem a chegada de seus cuidadores mais amorosos.




Quando estudamos os aspectos Antroposóficos, Herméticos, Aristotélicos e Astrológicos, a data escolhida para o Dia Internacional do Riso, verificamos a essência da GRAÇA DIVINA, as características quaternárias dos 4 elementos básicos (terra, água, ar e fogo) influenciando o ser humano (Éter). Encontraremos a junção de Urano ou Zodíaco (nosso fogo da água ou amor-sabedoria) com Saturno (nosso fogo do ar ou a lei divina); a transição fogo (vontade divina - arquétipo de Sagitário, mirando sua flecha para o alto); para água (amor-sabedoria), sendo neste caso o elemento água como principal agente motor da experiência do consciente-inconsciente e cuja principal característica ou função se baseia em sentir as emoções e os sentimentos positivos, popularmente representada pelo arquétipo do primeiro signo da água, conhecido como Câncer.


Ao analisarmos mais profundamente a avaliação do aspecto ternário do elementos, a água, sob aspecto de Câncer, mostra a necessidade de fixar a experiência da emoção positiva no final do decanato e, portanto, se expressar como terra, ou seja, como a necessidade de assimilar a experiência no campo físico: interagir a genética e a epigenética, vivenciar no corpo (praticar, interagir, fornecer elementos de riso e gargalhadas). Em outras palavras, a essência da experiência de sorrir é constituída pela manifestação trazida geneticamente, sendo necessário materializar com campo epigenético nossa essência genética, manifestando ao nosso entorno ou meio ambiente, fixar e passar o riso e alegria a todos.


Como podemos obter e vivenciar então este campo morfogenético? Para os aspectos do inconsciente coletivo, corresponderia ativar as figuras arquetípicas de culturas hebraicas, teosóficas, herméticas, numerologia quântica, gnóstica, de acordo com sua afinidade interna, seja a imagem Oriental ou Ocidental (Júpiter, Hesed, o Rei, o Imperador ou o número quatro).




A imagem mais fácil e comum para o Ocidente corresponde a figura do Imperador ou Rei. Esta figura corresponde que podemos ser reis, imperadores dos nossos instintos, ao invés de súditos ou escravos, acessando a nossa mente superior.


Podemos controlar nossos instintos internos por meio do amor-sabedoria, elevando a mente superior, simplesmente rindo e nos alegrando. O Imperador ou Rei é aquele que comanda, que reina sobre seu corpo, que possui uma estrutura que é capaz de evoluir, pois o que não evolui estagna. Sorrir e ficar alegre é uma evolução natural.




Estude a natureza ao redor. Respire calmamente. Medite. Veja a beleza e alegria nas folhas e flores, nos animais, do canto das aves. Sinta a alegria e como eles sorriem! Compreenda que você também é um dos segredos da natureza e tal como um Imperador, possui o direito natural de sorrir, gargalhar e agradecer!


Você já sorriu hoje?

Aproveitemos o dia de hoje para lembramos da importância de sorrir, brincar, de rir como um mecanismo natural de interação e harmonização todos os dias.



Por Dr Anderson C. Souza

Médico acupunturiatra integrativo

Equipe Q10 Instituto de Saúde Integrativa

bottom of page